quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Microsoft libera volta ao Windows XP
(Agência Estado) Seg, 22 Out - 00h29
Com a chuva de reclamações em torno do Windows Vista, a Microsoft fez uma concessão: vai estender em seis meses as vendas do Windows XP, até junho de 2008, e também permitirá que os compradores do Vista façam um "downgrade", ou seja, retornem para o XP.
Só que o "downgrade" não é para todo mundo. Ele só é válido para as versões Vista Business e Vista Ultimate, muito mais caras (e só presentes em PCs topo de linha ou corporativos). As versões mais comuns, Home Basic e Home Premium, não dão esse direito.
Se você tem Vista Business ou Ultimate e quer fazer o "downgrade", entre em contato com o fabricante do seu micro.
Para a maioria das pessoas, que não pode - ou não quer - fazer o downgrade, a grande esperança é o Service Pack 1: primeiro grande pacote de consertos para o Windows Vista.
O Link teve acesso a esse programa, que ainda está em desenvolvimento e só deverá ser liberado ao público em 2008.
Se você espera novos recursos, pode tirar o cavalinho da chuva: o Service Pack 1 traz apenas consertos, ou seja, a olho nu as mudanças no Vista são praticamente imperceptíveis.
As modificações estão todas "sob o capô", ou seja, supostamente o SP1 deixa o Vista mais rápido e mais compatível.
Não é bem assim. O PC utilizado nos testes, um Dell Optiplex GX280, não ficou mais rápido depois que o Service Pack foi instalado. E o consumo de memória RAM, que é um dos pontos críticos do Vista, também ficou igual. Não diminuiu.
Observando o disco rígido, foi possível notar um problema grave. O Service Pack aumentou em 4,5 gigabytes o espaço exigido pelo sistema operacional, que passou a ocupar absurdos 13 gigabytes. Quase dez vezes mais do que o Windows XP.
Quanto à compatibilidade com periféricos (scanner, palmtop, etc.), não espere uma solução milagrosa. A Microsoft diz que o SP1 vai, sim, melhorar a compatibilidade - mas ela só cita, explicitamente, impressoras e placas de vídeo.
Que não são, em termos de hardware, o calcanhar-de-aquiles do Vista - o que mais dá problema são scanners, palmtops e placas de sintonia de TV (leia mais na pág. 4). E a responsabilidade pelos drivers, aqueles programinhas adaptadores que fazem a comunicação entre o Windows e as peças do computador, não é só da Microsoft. Também é dos fabricantes dos periféricos.
O SP1 promete melhorar o desempenho do PC quando ele volta do chamado "modo de espera" (semidesligado). Infelizmente, não foi possível verificar isso - com o Windows Vista, o modo de espera simplesmente não funciona no micro da Dell. Péssimo.
A placa de som funciona, mas veja só que estranho: na semana passada, o driver necessário simplesmente sumiu do site da Dell.
O Service Pack 1 ainda tem alguns meses para evoluir. Mas, pelo que já mostrou, ele não é uma "bala de prata" - a tão esperada solução mágica, capaz de resolver todos os problemas do Vista. Pena. As informações são do O Estado de S. Paulo

Fonte:Yahoo!Tecnologia

Nenhum comentário: